Pular para o conteúdo principal

FFXIII - Desenvolvendo as habilidades secundárias

Clique para ver maior em outra janela.

Quando cheguei no level 10 e a Crystarium liberou todas as habilidades dos personagens, fiquei sem saber o que fazer: upar um pouco de cada uma das 3 novas habilidades? Escolher uma ao acaso e depois outra e outra?

A sorte foi que logo abriu novo role das principais habilidades e fiquei preenchendo o novo nível. Agora, com a Level 4 feita e pontos acumulados, não tenho mais como fugir da decisão.

Resolvi aproveitar o gráfico de habilidades que apresentei ontem e repito acima para explorar direito o potencial de cada um, não esquecendo, é lógico de melhorar as falhas de minha equipe Killer.

No quadro abaixo, ordeno as habilidades de acordo com a tendência de cada personagem, começando com aquela no qual é mais forte e finalizando com aquela em que é mais fraco.




POTENCIAL DE DESEMPENHO
ACIMA DA MÉDIA
ABAIXO DA MÉDIA
Lightning
RAV
COM
MED
SYN
SAB
SEN
Sahz
SYN
RAV
SEN
SAB
COM *
MED
Snow
SEN
COM
RAV
SAB
SYN
MED
Hope
MED
RAV
SYN
SAB
SEN
COM
Vanille
MED
SAB
RAV
SYN
SEN
COM
Fang
COM
SEM
SAB
RAV
SYN
MED
* = Embora seja uma das 3 habilidades principais de Sahz, ele pode ter desempenho melhor em SEN e SAB do que em COM.

Olhando para o gráfico acima dá para identificar algumas barrinhas pequenas de muito pouco potencial, muito abaixo da média de desempenho potencial. E outras maiores, mas ainda abaixo da média. Marquei em cores no quadro, agora pelo tamanho das barras: em azul mais escuro as habilidades em que podem ter desempenho acima da média, em azul médio onde serão razoáveis e em azul mais claro onde serão piores do que todos.

O razoável, penso, é seguir esta ordem na hora de evoluir: primeiro os tons mais escuros, depois os médios e só ao final, quando não tiver mais onde colocar os pontos, os claros.

Agora, vamos ver minha equipe KILLER em cores:

EQUIPE
KILLER
POTENCIAL DE DESEMPENHO
ACIMA DA MÉDIA
ABAIXO DA MÉDIA
Lightning
RAV
COM
MED
SYN
SAB
SEN
Hope
MED
RAV
SYN
SAB
SEM
COM
Fang
COM
SEN
SAB
RAV
SYN
MED

Tenho que desenvolver o SAB do Hope, o RAV da Fang e o SYN da Light, depois SAB da Light e SYN da Fang. Continuarei tendo apenas um bom SEN. Mesmo que desenvolva a Light, seu desempenho não será bom e esta é a falha de minha equipe.

Espero ter ajudado também para sua tomada de decisões. :D

Comentários

Rubens disse…
Vlw. Depois que comecei a upar SAB do Hope, RAV da Fang e SYN da light as lutas começaram a ficar mais fáceis, ainda mais agora que estou na missão 30 da fase 11.
aitinerante disse…
Estas 3 habilidades são importantes mesmo. Você já completou o level 5 das principais?
Rubens disse…
<span><span>Eu já derrotei o Boss do final da fase de Oerba aquele Bart não sei o que e abriu mais opções da crystarium, isso já é o lev 5?. Queria uma dica de local em pulse onde de bastante xp/CP pra mim que tem em média 5000 de hp e estou na intermediaria entre o lev 4 e 5 da cristarium.</span></span>
aitinerante disse…
Rubens,

Tem que olhar no menu os itens abaixo do título CP - Experiência.

Mas, de forma geral, missões em Pulse, Eden, Orphan e as tartarugas gigantes são os melhores caminhos.
Romulo disse…
É justamente o que eu preciso
Vou desenvolver as minhas abilidades secundarias (fiz uma no chute,faltam 2)
obrigado 8-)
Anonymous disse…
como eu consigo a habilidade lucky break
A Itinerante - Neiva disse…
Está falando do stagger instantâneo? Veja se isto te ajuda: http://aitinerante.blogspot.com/2010/04/ffxiii-sintetizando-habilidades.html
Slayer.D disse…
o meu grupo nao era tao forte era a Lightning no Com e Rav/Med

sahz no Sym e Rav

e vanile no Rav Sab/Med

nao era uma equipe tao forte mas era a minha gostei da historia deles e da grande maioria de magias q eles tinham "as unicas e q abriam mais rapido q os demais"

mais alguem tb tem essa equipe?
Elias disse…
Uso essa mesma equipe 70% do tempo enquanto ninguem aprende Haste (skill viciante from hell >.<)

No geral uso meus personagens favoritos dessa forma:

Primeira coluna para as "tartarugas dinossauros" e alguns bosses.
Segunda coluna para mobs normais 



Fang Light  Vanille
Com/Com/Com Até acabar Stagger para usar Highwind ou ficar usando Death
Com/Com/Rev  Uso logo após Com/Com/Com para deixar o mesmo full 
Sen/Sen/Sen    Ultima
Sen/Med/Med   Logo após Ultima e heal normal
Sab/Med/Sab    Inicio
Rev/Rev/Rev    Stagger até 800~900~999
2:10 minutos de luta geralmente.. mas as vezes acontecem acidentes e viram 3 ou 4

Rev/Com/Rev   Termino com esse geralmente
Com/Com/Rev  Usado logo após o acima para acabar de vez. Para montros bem fracos também
Sen/Com/Med  
Sab/Com/Sab   Inicio
Sab/Rev/Sab    Segundo
Rev/Rev/Rev    Terceiro   (stagger logicamente)

20~40 segundos em lutas normais

Gosto muito de usar a segunda coluna logo após o lutar com o primeiro Barthandelus.
aitinerante disse…
Pior que vicia mesmo. Eu também joguei um bocado com o Sahz, mesmo não gostando dele. Depois comecei a usar acessórios para o Haste, até finalmente conseguir por skills.

Boas táticas. :D
Márcio disse…
Minha estratégia é a seguinte:

Light / Fang / Vanille
RAV  / COM / RAV - Até dar Stagger no inimigo
COM / COM / RAV - Após dar Stagger
MED /  SEN  / MED - Quando meu HP está crítico

Minha estratégia está dando certo... como não perco muito meu tempo bufando (aff... isso me lembra Pum!) ou debufando... vou logo pra a agressão mesmo! Se bem que a Vanille bufa direitinho, e a Fang debufa legal tb!
aitinerante disse…
Perfeito!!!

Postagens mais visitadas deste blog

(Dragon Quest IX) Críticas, primeiras impressões, detonados e minha breve vida como anjinho.

À primeira vista parece que nada mudou, exceto o enredo e os personagens. O traço característico de Akira Toryama, criador de Dragon Ball, é o mesmo. Ali estão as pequenas e bucólicas aldeias, os monstrinhos algo infantis, como o tradicional slime (a gota de água azul) e o Cruelcumber (pepino cruel. lol). A música, alegre e rítmica, algo pueril, também é a praticamente a mesma. A primeira impressão é de que a Square-Enix não quis arriscar e manteve tudo igual, apenas com algumas melhorias no gráfico, que é mais bem acabado, mas é apenas impressão. Conforme vou jogando as diferenças vão surgindo. O primeiro grande diferencial é no modo multiplayer que foi introduzido. Ainda não joguei porque não tenho o adaptador para conectar o DS à internet, mas está lá, à minha disposição. Este modo online foi responsável por um recorde mundial em 20/05/10, com mais de 100.000.000 de encontros no modo aleatório, em que se pode "esbarrar" em uma pessoa desconhecida que está andando próx

Jogando Final Fantasy XIII

Estou com um problema sério de inspiração e não consigo escrever nada no momento. Para ajudar, esta semana foi lançado um jogo que estava esperando à quase dois anos: Final Fantasy XIII. É um RPG para xbox360. Uma estória como as que escrevo, cheia de fantasia, de beleza, de encantamento. Estou no comando de um grupo de jovens idealistas que luta para libertar seu planeta de um governo tirano. rsrs O bem precisa derrotar o mal, não é? E está em minhas mãos. lol É para lá que vou por uns tempos. Peço desculpas pela pausa na estória, agradeço a visita e a compreensão. Abraços!

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito bon

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

Final Fantasy XIII - O dilema arma x dinheiro

Espadas da Lightning O maior dilema que os jogadores enfrentam em Final Fantasy XIII é, com certeza, o que fazer com o seu pouco dinheiro. Diferente de outros jogos, FFXIII não dá gil a cada luta. Encontrar em tesouros quase tão raro quanto encontrar Gold Nugget. Basicamente o gil que se pode obter é aquele resultante da venda de itens, weapons, acessórios e materiais. Para que serve o gil? Para comprar outras armas, itens, acessórios e materiais para upgrade que necessitar. Ocorre que, principalmente se você estiver interessado no troféu Platina, não poderá vender um único acessório, pois precisará de todos eles e upados ao último level para este troféu. Mesmo que não estiver interessado nisto, já aconteceu comigo de vender objetos que depois precisei ou quis. Alguns itens como Fortisol e Aegisol não podem ser vendidos em nenhuma hipótese, bem como alguns acessórios importantes também. Ou de gastar muito dinheiro upando uma arma para logo após encontrar outra melhor e a