Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva Final Fantasys: Geração NES

Falar de Final Fantasy nos dias de hoje é falar da maior série de RPG para consoles de todos os tempos, pois ao longo dos anos a franquia foi alcançando cada vez mais sucesso e popularidade até se tornar a sexta mais vendida de todos os tempos, ganhando o respeito da crítica e reinventando o seu próprio gênero. Seu legado teve início na geração NES, quando a Squaresoft, ainda uma pequena empresa de jogos eletrônicos, lançou Final Fantasy como uma tentativa desesperada de sobreviver no mercado, dando ao projeto o nome do que era para ser a sua última fantasia. Obviamente não sabia o que tinha acabado de inventar.

O ano era 1987 e a Squaresoft passava por problemas financeiros, seus atuais jogos tinham dificuldade para emplacar e as vendas eram insuficientes. Ameaçada pela possibilidade de falir e com recursos financeiros para produzir apenas mais um jogo, encarregou o Diretor Hironobu Sakaguchi para fazer uma obra que pudesse salvar a empresa. Convencido de que esse seria seu último trabalho, Sakaguchi inspirou-se em sucessos contemporâneos como Dragon Quest e Zelda, criando um RPG que ironicamente nomeou de Final Fantasy.

Plataformas: NES, MSX2, WonderSwan color, PSone, PSP, GBA, Mobile Phone.

Lançamento Japonês: 1987

Lançamento Americano: 1990

Diretor: Hironobu Sakaguchi

Caracter Designer: Yoshitaka Amano

Trilha Sonora: Nobuo Uematsu


O mundo está coberto na

escuridão. O vento parou,

o mar está selvagem

e a terra começa a apodrecer.

As pessoas aguardam...

suas únicas esperanças, uma profecia...

Quando o mundo estiver na escuridão

Quatro guerreiros virão...

Assim começa o primeiro jogo da série, apresentando o seu universo através do mito dos cristais, que apesar de parecer ultrapassado para os padrões atuais conseguia oferecer uma experiência verdadeiramente épica para o console NES. Com um enredo bem construído, aventura memorável e dotado de uma jogabilidade muito sólida, Final Fantasy era um RPG diferenciado que muitos experimentavam pela primeira vez, o que ajudou a formar muitos dos seus futuros fãs, afinal a gente nunca se esquece do primeiro RPG.

Guerreiro da Luz, herói sem nome e identidade retratado no primeiro logo da série.

Para aquele que acreditava ser seu último projeto, Hironobu Sakaguchi, pensou em fazer algo novo. Ele tinha a vontade de criar uma obra capaz de envolver o jogador, estava desgostoso com os jogos da geração, achava que nenhum deles era profundo o suficiente para prender a atenção das pessoas. Observando o sucesso de Dragon Quest e Zelda no oriente e Última no ocidente, Sakaguchi teve a idéia de criar um RPG, baseado nos padrões de contos da cultura japonesa, algo que realmente tinha vontade de fazer, mas até então não tinha tido oportunidade. Indagado sobre os fracassos dos trabalhos passados e o porque da escolha do caminho para o novo projeto o diretor respondeu:

Não sei se tenho o necessário para fazer um bom jogo de ação. Acho que sou melhor em contar histórias.


De olho na concorrente ENIX que obteve sucesso ao chamar o artista Akira Toryama, famoso por seu trabalho na série Dragon Ball, para desenhar seus jogos, Square recrutou Yoshitaka Amano, designer em ascensão na época por suas ilustrações no mangá Vampire Hunter D. Acoplado a Nobuo Uematsu que apesar de jovem assinava ali sua décima sexta trilha sonora e que juntamente a Hironobu Sakaguchi formaram os principais nomes responsáveis a dar vida ao último esforço da empresa no mercado.


Hironobu Sakaguchi

Nobuo Uematsu

Yoshitaka Amano

História

O primeiro título se passa em um mundo regido pelos cristais, começando aqui uma das tradições da série. O conceito de cristais mágicos tornou-se parte da mitologia de Final Fantasy, sendo abordado de diferentes formas, mas quase sempre afetando o enredo e o sistema de batalha dos episódios da franquia.

Tudo acontece em um universo onde quatro cristais controlam os poderes elementais terra, fogo, água e ar, mantendo o seu equilíbrio. Há centenas de anos atrás os quatro demônios Lich, Kraken, Mariatch e Tiamat apoderaram-se das pedras mágicas, trazendo o mundo para a escuridão. Mas como já dito na profecia, surgem os Guerreiros da Luz que irão salvar-nos das trevas.

Chegando no reino de Cornelia os guerreiros descobrem que a princesa Sarah fora raptada, por um ex-espadachim do reino chamado Garland, que vem a ser o primeiro vilão da série. Ao ser derrotado, os quatro demônios enviam o corpo de Garland dois mil anos no passado, transformando-o em Chaos, para que sempre possa enviá-los para o futuro, coexistindo em tempos diferentes e formando assim um círculo vicioso, onde sempre poderão ser enviados do passado para o futuro que nunca morreriam, mesmo após serem derrotados.

Então os Guerreiros partem a caça dos quatro demônios para recuperar os cristais da escuridão. Descobrindo a existência de Chaos no passado e destruindo-o, dando um fim ao espiral do tempo que fazia com que os demônios ressurgissem.

Personagens

Os Guerreiros da Luz são quatro heróis sem nome e personalidade que protagonizam o jogo. Diferentemente dos personagens complexos que viraram sinônimo da série ao longo dos anos, neste primeiro jogo é dado ao jogador a possibilidade de personalizar o seu time, escolhendo dentre as classes disponíveis:

Warrior (Fighter): Especialista em causar danos físicos, possui elevado HP e boa resistência. Pode usar as armas e armaduras mais fortes do jogo e se tornar um Knight no decorrer da aventura.

Thief: Considerado fraco como guerreiro, mas possui elevada agilidade e sorte, fatores que contribuem em muito nas batalhas, essa classe pode evoluir durante o jogo para Ninja, ganhando muita versatilidade devido aos seus atributos diversificados de equipamentos e habilidades.

Black Belt (Monk): Lutador de mãos limpas e especialista em artes marciais, possui como ponto forte a capacidade de causar elevado dano físico mas não pode usar armaduras, evolui para Master causando ainda mais dano do que anteriormente

Red Mage: Mago que usa de forma balanceada magias brancas e negras, mas não pode aprender as magias mais fortes do jogo, torna-se Red Wizard posteriormente.

White Mage: Tem como ponto forte as magias brancas, porém é fraco como lutador e possui baixo HP, evolui para White Wizzard capaz de utilizar as magias brancas mais poderosas.

Black Mage: Outro mago fraco em ataques físicos e de baixo HP mas capaz de causar elevado dano mágico no inimigo. Especialista em magias negras que pode evoluir para Black Wizard e utilizar as magias mais fortes do jogo.

Jogabilidade

A história era um dos pontos fortes, mas não o seu principal atrativo. Focado em criar uma experiência sólida de jogabilidade, o RPG trazia muitos aspectos próprios mesclados a elementos de outros RPGs contemporâneos, proporcionando personalização, exploração e um sistema de batalha divertido e inovador além de seu próprio mini-game.

No início era possível nomear os quatro personagens jogáveis e personalizá-los escolhendo entre as seis classes existentes, possibilitando muitas combinações diferentes e, durante o desenrolar do enredo evoluí-las abrindo um novo leque de habilidades, o que acabou se tornando algo inovador. Até então evolução de classes era uma área da jogabilidade inexplorada, jogadores se deparavam com novas possibilidades mesmo depois de muitas horas de jogo. O que ajudava a prender a atenção das pessoas do início ao fim.

Outro aspecto de destaque é o seu sistema de batalha, com confrontos acontecendo em uma arena com os adversários do lado esquerdo e seus heróis no canto direito da tela, possibilitando batalhas com uma quantidade diversificada de inimigos diferentes ao mesmo tempo. Tal sistema foi algo realmente sofisticado para o gênero que estava acostumado a ter jogos com confrontos um contra um em plano de câmera em primeira pessoa, como ocorria em Dragon Quest, seu grande rival no Japão.


Classe dos Personagens

Batalha versão NES

Batalha versão GBA

Mas não foram só as classes e o plano de batalha que chamaram atenção. Era possível viajar por um mundo constituído de três continentes explorando cidades, castelos, dungeons e cavernas, deparando-se com criaturas que povoam o mundo comum dos RPGs como princesas, cavaleiros, dragões, vampiros e demônios. Durante a viagem os Cavaleiros da Luz adquiriam o controle de meios de transporte o que facilitava a locomoção de um ponto a outro no mapa e permitia acessar um mini-game secreto, onde era preciso fazer uma seqüência correta de blocos de acordo com suas numerações, só possível de ser jogado ao controlar embarcações.


World Map

Cidade de Cornelia

Dungeon

Impacto do jogo

Apesar de ser um projeto inicialmente despretensioso, seu lançamento elevou os padrões do gênero a um novo nível. Sua história era simples, porém bem feita, misturando influências da cultura japonesa com viagens no tempo e tinha muita sofisticação, com viradas inteligentes que prendiam a atenção dos jogadores do início ao fim.

O sistema de batalha foi inovador e influenciou diretamente gerações futuras, tornando-se dentro de um período da história dos JRPGs o estilo padrão para os combates. Ele era dotado de todas as características que qualquer produtor de RPG sonhava para o seu jogo. Permitia uma apresentação clara dos personagens e dos inimigos na tela, possibilitando combates contra vários adversários ao mesmo tempo de forma bastante tática e simplificada.

Artisticamente também era muito à frente da maioria dos seus rivais, apresentando um mundo que apesar de parecer em maior parte um grande deserto, oferecia muita exploração e liberdade, onde os jogadores se divertiam viajando de barco ou airship, ao som de uma bela trilha sonora, feita por Nobuo Uematsu e que já começava a despertar a atenção de muitos, introduzindo músicas que mais tarde vieram a se tornar marcas registradas da série como o tema de vitória Fanfarra ou o tema de abertura que evoluiria a tema da franquia.

De um projeto desacreditado a sucesso absoluto da sua geração, Final Fantasy acabou se tornando um dos RPGs mais populares da década de 80. Sendo lançado no Ocidente em 1990, à frente dos rivais Phantasy Star e Dragon Quest, o que o ajudou a firmar uma legião de fãs, que tiveram ali uma experiência inédita. Até hoje já foi convertido para sete plataformas diferentes, número esse superior a qualquer outro RPG da história.

Desafio Hardcore: Chronodia

O Warmech, também conhecido como máquina da morte, é o superboss da versão original encontrado raramente em batalhas, mas o verdadeiro superboss do primeiro Final Fantasy é o Chronodia, presente na versão de aniversário de vinte anos da série.



Curiosidade

Mini-game habilitado apenas após ter controle sobre uma embarcação e fazer uma combinação secreta de comandos:



Artworks

Guerreiro da Luz e a Princesa Sarah


Guerreiros da Luz contra um Behemoth


Garland


Chaos

Por Daniel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Dragon Quest IX) Críticas, primeiras impressões, detonados e minha breve vida como anjinho.

À primeira vista parece que nada mudou, exceto o enredo e os personagens. O traço característico de Akira Toryama, criador de Dragon Ball, é o mesmo. Ali estão as pequenas e bucólicas aldeias, os monstrinhos algo infantis, como o tradicional slime (a gota de água azul) e o Cruelcumber (pepino cruel. lol). A música, alegre e rítmica, algo pueril, também é a praticamente a mesma. A primeira impressão é de que a Square-Enix não quis arriscar e manteve tudo igual, apenas com algumas melhorias no gráfico, que é mais bem acabado, mas é apenas impressão. Conforme vou jogando as diferenças vão surgindo. O primeiro grande diferencial é no modo multiplayer que foi introduzido. Ainda não joguei porque não tenho o adaptador para conectar o DS à internet, mas está lá, à minha disposição. Este modo online foi responsável por um recorde mundial em 20/05/10, com mais de 100.000.000 de encontros no modo aleatório, em que se pode "esbarrar" em uma pessoa desconhecida que está andando próx

Jogando Final Fantasy XIII

Estou com um problema sério de inspiração e não consigo escrever nada no momento. Para ajudar, esta semana foi lançado um jogo que estava esperando à quase dois anos: Final Fantasy XIII. É um RPG para xbox360. Uma estória como as que escrevo, cheia de fantasia, de beleza, de encantamento. Estou no comando de um grupo de jovens idealistas que luta para libertar seu planeta de um governo tirano. rsrs O bem precisa derrotar o mal, não é? E está em minhas mãos. lol É para lá que vou por uns tempos. Peço desculpas pela pausa na estória, agradeço a visita e a compreensão. Abraços!

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito bon

FFXIII - Definindo as armas da equipe KILLER

Olha a cara da Lightning: cansada de esperar que defina sua arma. lol Estive segurando a decisão sobre as armas dos personagens até agora, assim como sei de algumas outras pessoas fazendo o mesmo. É complicado porque uma arma tem isto, mas em compensação é fraca naquilo e por aí vai. Não tem uma que se possa dizer realmente boa ou a definitivamente melhor para determinado personagem, exceto talvez aquelas que serão vendidas no Shop Gilgamesh que só abre a partir da conclusão da Missão 46. E nem adianta ir direto lá tentar a sorte, porque ela só desbloqueia depois que fizer a 42, que só desbloqueia... enfim. A questão de dinheiro já está relativamente resolvida e agora é decidir entre as opções disponíveis ou por armas coletadas ao longo do jogo ou que possam ser adquiridas nos shops Up the Arms ou Plautu´s. Penso que a única forma de resolver esta complicação é elegendo um diferencial e seguir por ele e no caso das armas só pode ser a propriedade especial da arma, porque potencia

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod