Pular para o conteúdo principal

(Fabula Nova Crystallis, FFXIII, Versus e Agito) Entendendo a mitologia - Parte 5 - Barthandelus = Lindzei?

"Coocon é uma fábrica, construida por fal'Cie.
Uma fábrica para produção em massa de escravos humanos"
Barthandelus em Palamecia.

Uma corrente de fãs defende a teoria de que Barthandelus seja Lindzei e ele próprio diz que Coocon foi criado por fal'Cies.

O criador de Coocon é importante porque altera toda a mitologia e estória de FFXIII.

No texto anterior achei que a teoria não era possível porque Lindzei atacou Pulse, matando milhares de pessoas, algo que é proibido aos fal'Cies, de forma que Lindzei não poderia ser o fal'Cie Barthandelus.

Hoje de manhã percebi que há uma falha naquele raciocínio. O texto "Tomorow" de Episode Zere, que narra o ataque, não diz que foi Lindzei e sim um monstro vindo de Coocon. De fato, acredito que se fosse Lindzei, teria sido dito. Não há mais qualquer referência a esta fera.

Não poderia ser um fal'Cie, pelo mesmo motivo, de não poderem matar seres humanos. Se o ataque não foi feito por Lindzei e sim por uma fera, que não era fal'Cie e nem um Deus (por não haver referências a outro Deus), só poderia ser ou um monstro genuíno (que não existe em Coocon, mas que poderia ter sido criado por Lindzei) ou humanos l'Cies transformados pelos fal'Cies.

Assim como criaram Ragnarok para derrubar Coocon, tendo como alvo principal a destruição de Orphan, os fal'Cies poderiam ter criado outra fera similar, tendo como alvo a destruição de Pulse.

Achei muito esquisito este ataque à Pulse, por ter decorrido antes da Guerra das Transgressões. Qual o sentido destas mortes? Não poderia ter sido a primeira tentativa de abertura da Porta das Almas?

Vejo os acontecimentos históricos de FFXIII em duas opções:

a) Se Coocon foi criado por Lindzei e em esta sendo uma deusa, nada impediria que criasse um monstro que fizesse este ataque e toda a teoria do texto anterior permanece. A criação de Coocon nada teria a ver com o desejo dos fal'Cies de reencontro com The Maker e a idéia de sua destruição surgiu depois.

b) Se Coocon foi criado por Barthandelus, o objetivo desta criação pode ter sido realmente o de preservar grande parte do povo de Pulse em um paraíso enquanto a outra parte seria sacrificada para "arrombar" a Porta das Almas. Este plano teria falhado, talvez por existirem poucas almas em Pulse e não terem sido suficientes para abrir a Porta das Almas. Somente então os planos teriam mudado e a destruição de Coocon idealizada.

Mas, Barthandelus poderia ter sido Lindzei?

Ele poderia ter assumido a forma de Lindzei. Perfeitamente possível. E criado Coocon. Depois transformado um ou mais humanos em uma fera como Ragnarok que atacou Pulse. Nada impede.

Lindzei então não teria provocado com suas próprias mãos qualquer destruição humana, portanto, não teria havido transgressão à regra de existência dos fal'Cies.

Os Analects são textos escritos pelos humanos de Pulse, de acordo com o que acreditavam ser a verdade. É o seu ponto de vista, como viram, como perceberam os acontecimentos e não necessariamente a verdade.

A restrição à esta teoria é a existência de fal'Cies de Coocon. As marcas dos l'Cies de Pulse e Coocon são diferenciadas, confirmando a existência de dois tipos deles:

Esta é a marca dos l'Cies criados por fal'Cies de Pulse. 
É a marca de todos da equipe, incluindo Vanille e Fang e também Serah.
Todos foram transformados em l'Cies pela fal'Cie Ânima, de Pulse.

(Ânima era a fal'Cie protetora de Oerba e transformou Vanille e Fang em l'Cie para que destruissem Orphan e assim derrubassem Coocon. Posteriormente transformou os demais com o foco da destruição de Coocon. )


Esta é a marca dos l'Cies transformados por fal'Cies de Coocon. É a marca que Cid Raines trazia na mão direita e depois, como Cie'th, no peito:



A marca muda de forma com o tempo e quando chega à última forma, se o foco não é cumprido, o humano transforma-se em Cie'th. Cid Raines apressou a transformação para escapar de seu destino.

Fal'Cies não tem poder para criar outros fal'Cies. Se os fal'Cies de Coocon existem, foram criados por um Deus. Não foi The Maker, pois já tinha partido quando Coocon foi criado. Portanto, só pode ter sido Lindzei.

A única opção de que Barthandelus fosse Lindzei é se ele não fosse um fal'Cie e sim um Deus, ou seja, se Lindzei fosse Barthandelus e não o inverso.

Isto não é possível. Se fosse um Deus, nada disto teria sido necessário. Ele não estaria atado à limitação dos fal'Cies de não matar humanos. E também, seria uma contradição, porque ele desejaria reencontrar seu criador se não tivesse sido criado por este?

O próprio Barthandelus diz na primeira luta, ao se apresentar, que é o chefe dos fal'Cies de Coocon.

Só se os fal'Cies de Coocon fossem  fal'Cies de Pulse "reconvertidos".


Coocon é onde moram os escravos de Lindzei.
É o inimigo de toda vida que promovida pela sagrada mão de Pulse.
Assim nossos fal'Cies determinaram a vontade de Pulse,
Escolheram l'Cies e deram-lhes um foco:
tornar-se Ragnarok e promover o fim de Coocon.
E assim o animal levantou-se, derrotando fal'cies da odiosa Lindzei
e preparada para rasgar Coocon.
Mas Sua Providência traiu nossas l'Cies
drenando a força de Ragnarok, seu foco apenas metade concluído,
 as l'cies foram levadas para o território inimigo
por Barthandelus, amaldiçoado seja o seu nome.
E a deusa disse:
"L'Cies que descansam em Coocon vão despertar,
 não importa quanto tempo vai demorar e Ragnarok vai subir novamente,
para rasgar a terra de seu assento no céu. "
Sua palavra ... é absoluta.


Qual versão você escolhe?

Tua cabeça já está esfumaçando? A minha está. rsrs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

(FF XV) Ganhando AP com qualquer level, sem itens difíceis

Batalhando com o Gladiolus Compra a habilidade de ganhar AP com o Noctis dando Translocação Ofensiva Vai em qualquer acampamento e põe pra treinar contra o gladios lv 5.  Quando começar o treino já trava a mira e aperta o triângulo até ganhar dele,  1 AP a cada 15 segundos mais ou menos. 150 AP a cada 15 minutos. Por Naldo Rodrigues ... Usando magia Habilita as técnicas na árvore de magia: Força mágica que custa 20 PA e e Ação Mágica que custa 24 PA Equipe magia no Noctis Entre em uma luta e jogue uma magia. Cada luta rende 1 AP Por Cam Grigori

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito bon

(FF XV) Pós game: Regália Type-F, quests Menaces da Ezma e quests do Randolph

Oh meu Pai!!! Eu ganhei o Regália Type-F assim que voltei para Lucis após a finalização da história. Ele é lindoooo!!! Maravilhoso!!! Incrível!!! Sensacional!!! Fantástico!!! Fodástico!!! É o máximo!!! #partiu Explodir Regália Type-F Só é digamos que um pouquinho difícil de estacionar com ele. Tem que ser na estrada e não pode encostar numa folhinha. Se encostar ou danifica todo e eu logo descobri para que serve a opção de manutenção lá no Hammerhead ou explode inteiro e game over. :( lol Eu ameeeiiiii!!!! Mal posso esperar para voar muito por toda Eos. Mas como também mal posso esperar para fazer as outras coisas, fui logo na Ezma, uma velha do Quartel dos Caçadores, lá em cima do mapa. A velha parecia o Cid quando eu não tinha o item que ele pediu: só ficava falando asneiras e nada de me entregar as quests. Fui consultar e o guia diz que habilita depois de finalizar o game e fazer quatro dungeons opcionais: Balouve, Crestholm, Daurell e Costlemark. Balouve, Crestholm e

(FF XV) Guia oficial de Final Fantasy XV completo, em PDF, para download free

Clique na imagem para fazer o download (via torrent) Graças a Deus! Minhas preces foram atendidas e uma boa alma postou o guia oficial de Final Fantasy XV em pdf e com download free. Já baixei e a qualidade é ótima! O guia em papel é quase imprestável. As letras são minúsculas e cinza. Praticamente tem que ler com lupa. Agora em PDF tudo ficará mais fácil. Aproveitem! Sabe-se lá quanto tempo vai ficar disponível. E muito obrigada, André Anastácio, por trazer isto para nós! (Link atualizado em 13/01/17)