Pular para o conteúdo principal

(FFXIII) Explicando a primeira impressão

Uma das tartarugas gigantes de Pulse

Este post "Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)" continua sendo a porta principal de entrada para o blog.

Passados mais de 9 meses desde que foi escrito, estou um pouco cansada de responder os comentários explicando tratar-se de uma primeira impressão, que foi modificando-se com o decorrer do jogo.

À quem está chegando agora:

Final Fantasy XIII é um jogo diferente dos demais (como aliás, todo FF é diferente dos outros) e a impressão dos primeiros momentos é esta, porém conforme vai-se caminhando é como se o jogo fosse evoluindo junto, ganhando em riqueza e profundidade e mesmo em liberdade.

À partir do 3o. CD (no Xbox360), ou seja, do Cap. 11, todas as restrições deixam de existir e encontramo-nos em um vasto mundo, podendo ir e voltar para os próximos leveis encontrados nos Cap. 12 e 13.

Até lá, aos poucos, vamos podendo interferir na montagem da equipe, mudanças em armas e acessórios e, principalmente, aprendemos a lidar com os paradigmas, a grande chave do jogo para batalhas realmente épicas.

FFXIII é uma engrenagem de pequenas peças e para que funcione à perfeição temos que dominar cada detalhe: paradigmas, armas, habilidades, acessórios.

Algumas lutas requerem estratégia extremamente refinada e ajuste muito fino das configurações para serem vencidas, mas não há melhor sensação do que a vitória contra a primeira tartaruga gigante, que nos primeiros contatos liquidava com todo o grupo à primeira pisada. :DD

Existem mais de 100 armas em FFXIII e até hoje não se chegou a um consenso de qual seja melhor para cada personagem, sendo ideal ter todas, o que é praticamente impossível de ser feito antes do final da estória.

A luta por gil é uma constante que lhe acompanhará, do começo ao fim, juntando-se à luta por trapezohedron no final.

Joguei por mais de 200 horas e não cheguei a derrotar o último boss da última das 64 missões: Vercigentorix, cansada da upagem e da busca de gil/trapezohedron, que no pós game é um pouco desgastante por tratar-se de um item de drop raro e depender mais da sorte do que da habilidade. Mas ainda voltarei e concluirei. :D

A estória é extremamente rica, demandando discussões acirradas e especulações variadas net à fora até hoje e a atenção deve ser redobrada em todas as CGs para um bom entendimento.

A sessão Catalog desbloqueia parte da estória no fechamento de cada capítulo e vale conferir para não se perder. Também na sessão Catalog, confira a parte denominada Analects, que trata da mitologia, do passado de ambos os planetas.

Até hoje emociono-me ao rever as cenas finais, acredito que o melhor final de todos os FFs: deslumbrante, grandioso, épico e impressionante!

Gostaria de jogar novamente agora, com a luz de novos conhecimentos sobre o enredo e farei isto quando for possível.

E, só para concluir, eu não teria jogado mais de 200 horas e dedicado tanto tempo escrevendo textos sobre FFXIII se não fosse um jogo que valesse a pena.

Portanto, leiam meu texto inicial como ele realmente é: uma primeira impressão e aproveitem todas as dicas do Tudo Aqui de FFXIII para vivenciarem momentos realmente vibrantes, densos e emocionantes!

Bom jogo! :DDD

Comentários

William disse…
Olha, quando comecei a jogar o FFXIII, em 30 min de jogo eu desliguei e fiquei 3 meses com ele de molho. Simplismente ODIEI o jogo. Minha primeira impressão foi exatamente igual a sua. Suas critícas são bem fundadas e verdadeiras, por isso não vejo mal algum naquele post. 

Ps: Dei mais uma "chance" ao jogo pra compensar o investimento e agora até que está legalzinho a medida que você se acostuma com o formato linear (que por sinal condiz com enredo), o sistema de batalha começar a ser liberado, etc...E antes que eu me esqueça, parabéns pelo Blog!
Akemi disse…
eu finalizeei esse final fantasy concerteza um dos melhores ! meu favorito ainda é o final fantasy VIII,detalhe tenho só 12 anos de idade....

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

FFXIII - Pós Game - Titan's Trial

Olhem o gigante que está em Archylte Steppe agora. Ainda não encontrei nome, referência, nada. E eu pensando que Adamantoise era imenso. Ratinho perto dele. lol Será que é para matar? (Atualização 1: Sabem aquele círculo de l'Cie Stones que estavam "apagadas" antes? Agora estão "acesas". Fui lá ver quais eram as missões e são praticamente as últimas, da 54 à 62 salvo engano. Quando toquei na 62, o gigante olhou, fez cara de quem não gostou e gritou ou praguejou, sei lá. Sai xispando. Melhor deixar estas stones quietinhas por enquanto. lol ) (Atualização 2: Descobri. É um Titan que fica em uma área até então inexplorada, The Faultwarrens, com entrada por Aggra Pasture e só abre após a execução da missão 34. Ele propõe uma nova quest, para provar se sua equipe é mesmo forte. Se você enfrentar todos e vencer, lutará com um Titan (não ele) e ganhará um prêmio, além de um novo Troféu/Conquista. São 16 monstros, as l'Cie de número 35 a 50 mais

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

FFXIII - Capítulo 10 - Crystarium evolution...

A Square se pela de medo de minhas críticas! lol (Vai sonhando Neiva) O fato é que é só reclamar de algo e um pouco mais a frente ela resolve, ou tenta. Foi falar da merreca do novo círculo da Crystarium e pronto: evolution!!! Agora todos os personagens podem evoluir para todos os 6 tipos de perfis. Assim, todos podem ser médicos, p.e.. Hummm..... Sei.... Grande coisa!!!! Eu queria novas armas (de preferência aquelas invencíveis e beeemmm escondidas), novos poderes incríveis, armaduras e acessórios poderosos, este tipo de coisa. É pedir muito? Parece que sim. Mas.... Quem não tem cão caça com gato! (é assim mesmo o ditado? Nem lembro) Antes isto do que nada, ao menos posso brincar de evoluir enquanto luto. E ó, já vou avisar para aqueles que quiserem ser tão espertinhos quanto eu, que pensei na hora: - Ôba!!! Vou pegar um acessório a mais para cada um. hahahahaha Trouxa! Square que não é boba e nem nada tirou o espaço do acessório extra nas novas evoluçõe