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FINAL FANTASY X - PASSO A PASSO (DETONADO) BASICÃO


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1 . Zanarkand
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- Converse com as fãs (as crianças e as meninas)
- Caminhe ao longo da rodovia
- Empurre através das fãs e entre no estádio
- Depois de um evento, deixe o estádio
- Ataque os inimigos à frente - ignore os atrás de você
- Use o Overdrive de Auron, então é só atacar o chefe - que não pode matá-lo
- Siga Auron
- Ataque os inimigos à frente, em seguida, ataque o navio quando Auron diz
para fazer (certifique-se de curar com poções )
- Depois de mais um evento, pressione círculo para descer para a plataforma

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2 . Ruínas submersas
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- Nade para o norte
- Caminhe para o norte ao longo da passagem de pedra
- Lutar contra os inimigos (você não pode perder) até uma cena acontecer
- Suba as escadas para o quarto ao lado
- Vá para a sala ao norte - obter o Bouquet Withered - volte
- Vá para a sala de sudeste, salve na esfera - examine até encontrar Flint
- Vá para o centro da sala principal
- Lute contra o inimigo

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3 . Navio Al Bhed Salvage
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- Pegue o Al Bhed Primer Vol. I. No canto noroeste do navio
- Fale com a menina, depois fale com ela novamente
- Nade para baixo ao longo da cadeia
- Nade todo o caminho até a passagem, examine o objeto no final, nade de volta
- Lute contra o chefe - use 'Pincer Attack' quando estiver disponível
- Saia no lado da câmara (olhepara a seta vermelha em seu mini-mapa)
- Nade para cima e para fora
- Fale com Rikku novamente

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4 . Besaid
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- Nade em direção às pessoas na praia
- Siga Wakka, caminhe até a beira do precipício
- Nade para baixo, ao redor, e à frente
- Siga a estrada para a aldeia
- Vá para a cabana superior esquerda, pegue o Al Bhed Primer vol. II no contador
- Vá para o templo, no extremo norte da vila e ande para a frente da estátua
- Vá para a cabana de Wakka (cabana do meio à direita) tirar um cochilo
- Retorne ao templo

=== Cloister of Trials ===

- Toque no glifo na sua frente
- Toque no glifo na parede direita
- Desça, pegue a Sphere Glyph do recesso
- Coloque o Sphere Glyph na porta
- Leve a Esfera Glyph para fora da porta aberta
- Desça no corredor, coloque a Sphere Glyph na parede esquerda
- Vá para baixo no hall, toque os símbolos na parede direita (há três filas de símbolos brancos)
- Pegue a Sphere Besaid no quarto que acabou de ser revelado
- Coloque o Sphere Besaid no pedestal oposto daquele quarto
- Volte para o corredor - obtenha a Sphere Destruction na sala que você abriu
com o Sphere Glyph
- Coloque a Esfera Destruction no recesso onde você pegou o Sphere Besaid
- Pegue o item no baú do tesouro no final do corredor
- Empurre o pedestal para a frente

- Deixe o templo, caminhe em direção ao grupo de pessoas
- Vá até o convocador, em seguida, diga a Wakka que você está pronto para a cama
- Desça a estrada para o porto, seguindo as instruções dos seus amigos de como lutar contra os inimigos
- Entre no navio

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5 . S.S. Liki
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- Vá para baixo (as escadas são para a direita da ponte)
- Vá para a sala de energia (canto inferior direito), pegue o Al Bhed Primer vol. III
- Volte para cima, vá para a multidão em torno de Yuna, então fale com Wakka
- Fale com Yuna
- Lute contra o chefe (use ataques de longo alcance - bola do Wakka e mágica da Lulu)
- Combata o próximo chefe

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6 . Kilika
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- Desça as docas
- Volte para baixo nas docas, fale com Wakka
- Vá para o pub, pegue Al Bhed Primer vol. IV
- Vá para a selva (apenas continue caminhando ao longo das docas)
- Prossiga pela selva ao templo à frente
- Derrote o chefe fora do templo, em seguida, entre no templo
- Fale com Wakka e depois tente entrar no Cloister of Trials
- Aguarde até que o elevador para voltar para cima, em seguida, passe sobre ele

=== Cloister of Trials ===

- Pegue a Esfera Kilika do pedestal
- Coloque a Sphere Kilika no recesso perto da porta, em seguida, retire-a novamente
- Coloque a Sphere Kilika no recesso na parede da frente, em seguida, retire-a novamente
- Coloque o Sphere Kilika na parede esquerda
- Toque no glifo na parede frontal
- Vá para baixo do corredor, pegue a Sphere Kilika da parede direita
- Volte para o corredor, coloque a Sphere Kilika na parede da direita na sala
- Pegue a Sphere Glyph do pedestal
- Mova para baixo no corredor novamente, coloque a Sphere Glyph no recesso onde você pegou a Sphere Kilika, na parede direita
- Pise no glifo brilhando ao norte
- Empurre o pedestal brilhando sobre o glifo
- Pegue uma das Sphere Kilika da sala anterior - coloque no pedestal
- Pegue a Sphere Kilika que é revelada e leve abaixo
- Coloque-a no porta acima das escadas
- Pegue a Sphere Destruction da sala que você abriu com o Sphere Glyph
- Coloque a Sphere Destruction na parede que você revelou , empurrando o pedestal (em baixo)
- Pegue o tesouro
- Pegue a Sphere Kilika da porta - saída em frente

- Fale com Wakka, em seguida, tente sair da maneira que você entrou
- Caminhe para fora do templo, depois de volta através da selva para Kilika
- Desça as docas, de volta para onde você saiu do navio

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7 . S.S. Winno
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- Dirija-se ao convés - obtenha Al Bhed Primer vol. V a partir da ponte
- Vá para a parte de trás do navio, então fale com Yuna
- Tente ir até o topo do navio (até as escadas ao lado da ponte)
- SALVE abaixo do convés - você pode querer fazer isso na próxima parte algumas vezes
- Experimente o Desafio Jecht Shot - se quiser o tiro Jecht (para blitzball), você precisa fazer isso com sucesso
- Fale com Yuna novamente

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8 . Luca
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- Vá para o Norte, para a próxima estação
- Dirija-se ao quarto de armários no corredor em frente ao que você saiu - pegue Al Bhed Primer vol. VI no chão - volte para fora
- Dirija ao sul, então vá ao norte 3 telas - obter Al Bhed Primer vol. VII no chão do teatro - volte para o sul novamente
- Vá para o café
- Vá para a doca n º 4
- Use Lightning da Lulu no guindaste 3 vezes, então, Tidus o ativa
- Vá para baixo, volte para o seu vestiário
- Fale com Wakka (isto irá iniciar um jogo de blitzball após alguns eventos - esteja pronto)
- Jogue alguns blitzball, lute contra alguns inimigos
- Siga as setas vermelhas de Luca
- Fale com Yuna

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9 . Mi'ihen Highroad
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- Caminhe até a estrada
- Se desejar, converse com Belgemine (a mulher em pé fora da estrada) para lutar em uma batalha aeon
- Depois de descansar, saia para fora, então descanse mais um pouco
- Tente ir para fora - você vai receber Al Bhed Primer VIII automaticamente
- Caminhe para o norte um pouco
- Lute contra um chefe - depois, avance ao longo da estrada
- (Se você veio da estrada velha inferior, volte para o caminho à esquerda quando você chegar ao bloqueio, pegue Al Bhed Primer vol. IX)
- (Se você veio da nova estrada superior, pegue Al Bhed Primer Vol. IX junto do caminho)
- Tente passar pelo bloqueio, em seguida, volte
- Continue para o bloqueio

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10 . Mushroom Rock Road
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- Vá para baixo na estrada até que você pare
- Vá ao longo da estrada para o centro de comando
- Perto do final da estrada há um caminho em forma de C para fora da estrada - no final desse está Al Bhed Primer vol. X
- Vá até o último elevador, em seguida, a pé para o centro de comando
- Fale com o soldado, quando estiver pronto para prosseguir
- Lute contra o chefe, então o próximo chefe
- Encontre Gatta em um muro para o norte
- Caminhe até o Djose Highroad

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11 . Djose Highroad / Djose
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- Caminhe até o final da estrada de rodagem
- Al Bhed Primer vol. XI é fácil de perder - há uma caixa do tesouro no meio do caminho pela estrada - um pouco mais abaixo na estrada, no lado oposto está um pilar - a Al Bhed está escondida por trás dele
- Na bifurcação na estrada perto do fim, siga seus amigos para o templo
- Entre no Cloister of Trials

=== Cloister of Trials ===

- Pegue as duas Djose Spheres dos lados da sala, coloque-os na porta
- Vá para baixo no salão
- Pegue as duas Djose Spheres dos lados da sala - colocá-los em dois recessos ao longo da parede à direita
- Empurre o pedestal para a direita até que ele está diretamente abaixo do pedestal pendurado no telhado (com a esfera ainda no pedestal)
- isso irá carregar a esfera
- Apanhe a Djose Sphere carregada do pedestal - coloque-a no recesso a direita da porta
- Pise no glifo brilhando no lado esquerdo da sala para redefinir o pedestal
- Pegue as duas Djose Spheres dos recessos para a direita e coloque-as no pedestal
- Empurre o pedestal para o poço em frente - salte em todo o poço
- Empurre o pedestal em frente para a alcova - salte para o outro lado da cova
- Leve a Esfera Djose do recesso para a direita da porta
- Colocar a Esfera Djose no recesso a esquerda da porta
- Pise no glifo brilhando novamente para repor o pedestal
- Pegue as duas Djose Spheres do pedestal - colocá-las nos recessos da sala onde você começou - o que irá revelar um elevador
- NÃO vá até o elevador ainda - vá para a esquerda do elevador
- Toque no glifo piscando na parede à esquerda
- Leve a Sphere Destruction - trazê-la com você até o elevador
- Empurre os 5 pedestais para as alcovas à frente deles
- Coloque a Esfera Destruction no pedestal que apareceu
- Pegue o tesouro
- Suba as escadas

- Depois da conversa com Dona, tente sair da sala
- Vá para o templo, no quarto esquerdo do Cloister para encontrar Yuna
- Volte em seguida, para baixo da outra bifurcação na estrada

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12 . Moonflow
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- Basta caminhar pela estrada, como de costume
- Se desejar, converse com Belgemine para lutar em uma batalha aeon (Se o fizer, você ganha o Summoner alma, que ensina suas habilidades éons)
- Uma vez no cais shoopuf, fale com o cara azul e siga até as escadas
- Depois de uma batalha, vá para a esquerda uma tela, em seguida, suba a rampa para encontrar Al Bhed Primer Vol. XII pousado na plataforma
- Continue indo para a esquerda para estar de volta na estrada
- Encontre a menina na estrada
- Caminhe ao longo da estrada para Guadosalam

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13 . Guadosalam
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- A partir da entrada suba a rampa em direção à mansão, em seguida, volte para baixo do caminho da esquerda
- Entre na casa no canto esquerdo lá - pegue Al Bhed Primer vol. XIII escondido atrás do tronco de árvore dentro de casa
- Vá para a mansão, entre na porta no piso inferior
- Converse com seus membros da equipe, enquanto espera
- Saia da mansão, desça o caminho da esquerda e em seguida, suba a rampa (o mais para o sul) e passe pela porta no topo - siga o caminho de lá
- Suba as escadas
- Vá falar com Wakka e Yuna
- Vá para baixo e fale com os seus amigos
- Tente sair para as Thunder Plains (perto da entrada, a passagem guardada por um Guado), e então volte e converse com seus amigos
- Sair para Thunder Plains

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14 . Thunder Plains
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- Você pode evitar relâmpago pressionando 'X' quando você vê um flash brilhante, mas, não é necessário agora pois o raio não faz qualquer dano
- Siga o caminho e atravesse a primeira parte de Thunder Plains
- Fale com Rikku na agência de viagens, então fale com Rin e dizer-lhe 'Ok' e ele vai te dar Al Bhed Primer vol. XIV
- Vá para o corredor que Yuna foi
- Fale com Rikku novamente
- Continue ao longo do caminho até chegar Macalania Woods

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15 . Macalania Woods / Lake Macalania
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- Continue ao longo do caminho da floresta
- Mais no meio, há um mini-jogo de captura/esquiva de borboleta - opcional , fique a vontade para ignorá-lo agora, se você quiser
- No final, há a esfera de salvar, Al Bhed Primer vol. XV está ao longo do caminho inferior direito que leva para a trilha brilhante - é difícil de ver e fácil de perder
- Uma vez que você se aproxima do fim, percorra o caminho que faz Auron
- Haverá um chefe - para vencê-lo, atacá-lo, e ele vai contra-atacar com um elemento - atacá-lo com o elemento OPOSTO depois disso - ele irá, em seguida, mudar as fraquezas, ataque novamente para encontrar sua nova fraqueza e repita
- Continue ao longo do caminho para Lake Macalania
- Pegar Al Bhed Primer vol. XVI fora da agência de viagens, do lado esquerdo
- Quando estiver pronto, continue no caminho, haverá um chefe

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16 . Macalania Temple
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- Caminhe ao longo do caminho para o templo
- Vá para a sala do lado direito depois que alguém sai
- Suba as escadas para o Cloister Of Trials
- Lutar contra um chefe, depois que o seu tempo para resolver o ...

=== Cloister Of Trials ===
- Desça a rampa - pegue a Sphere Glyph do pólo centro
- Coloque a Glyph Sphere no pedestal
- Empurre o pedestal para a direita, depois para cima
- Desça a rampa que acabou de ser revelada
- Retire a Sphere Glyph - coloque no recesso da extrema esquerda
- Vá até a rampa - pegue a Sphere Macalania do recesso diretamente acima de onde você colocou o Sphere Glyph (no lado esquerdo da sala)
- Desça a rampa - coloque a Sphere Macalania no pedestal
- Empurre o direito pedestal
- Vá até a rampa - pegue a Sphere Macalania do lado direito da sala
- Desça a rampa - coloque a Sphere Macalania no pólo à esquerda
- Vá até a rampa - pegue a Sphere Macalania ao lado da rampa
- Coloque a Sphere Macalania no pólo central
- Vá até a rampa, de volta para onde você começou - pise no glifo brilhando no nível mais elevado
- Pegue a Sphere Macalania do pedestal
- Empurre o pedestal para descer a rampa
- Desça a rampa - colocar a Sphere Macalania no recesso à direita da parede (isto deve criar o iceberg)
- Pegue a Sphere Macalania do poste central - lugar no recesso pela rampa para o nível inferior (isto deve criar a rampa)
- Pise no glifo brilhando no nível médio
- Pegue a Sphere Destruction do pedestal - em seguida, empurre-o para a direita, depois para cima
- Desça a rampa - coloque a Sphere Destruction no recesso direito sobre a parede à esquerda (apenas para a direita de onde o Sphere Glyph está)
- Pegue o tesouro
- Vá até a rampa - pegue a Sphere Macalania do lado direito da sala
- Desça a rampa - coloque a Sphere Macalania no pedestal
- Empurre pedestal direito
- Vá até a rampa - levar a Sphere Macalania ao lado da rampa
- Coloque a Sphere Macalania no pólo central
- Vá até a rampa para o nível mais alto - Cuidado para não pisar no Glyph iluminado OU O ENIGMA irá redefinir - caminhada em frente a passarela de gelo

- Começar a partir do templo
- Volte para baixo o caminho para o lago
- Você vai lutar contra um chefe
- Fale com Rikku, então vá até Yuna, então fale com Auron

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17 . Sanubia Desert
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- Vá para o norte, lute em uma batalha para obter Auron e Lulu
- Vá em frente e encontre Wakka, então vá em direção à duna para a próxima área
- Vá para a direita para encontrar Kimahri, em seguida, vire para trás e vá para a esquerda
- Continue ao longo do caminho da esquerda para encontrar Rikku
- Na próxima área, ('Sanubia Desert - Central'), o Al Bhed Primer vol. XVIII está ao lado de uma placa que diz "This way to Home' em Al Bhed, junto à saída para a próxima área
- Continue através do deserto até chegar à Home

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18 . Home
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- NOTA: Os Primers Al Bhed em casa pode não ser obtido depois que você sair de casa - pelo que obtenha a sua agora ou nunca. Há 3 Primers em Home.
- Obter Al Bhed Primer vol. XIX, no lado esquerdo da primeira zona de Home
- Vá para dentro do prédio e vá até o seu partido - você vai lutar uma batalha
- Siga a sua equipe através da porta
- Depois de mais uma batalha, vá pelo corredor até a visão muda, em seguida, volte e vá para a sala de fora do lado para obter Al Bhed Primer vol. XX
- Quando o caminho bifurca em 3 direções, pegue a bifurcação à direita e vá para a sala para Al Bhed Primer vol. XXI
- Vá para trás e pegue o caminho à esquerda - passe pela porta - outra batalha
- Desça as escadas, em seguida, vá através da porta para o santuário
- Depois da conversa, siga pela porta ao lado e suba as escadas

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19 . dirigível
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- Deixe a ponte e volte
- Converse com o piloto (sentado na extremidade superior da ponte )
- Tente deixar a ponte
- Caminhe pelo corredor até chegar à cabine, em seguida, vá para o convés
- Lute contra o chefe (Use Tidus e Rikku para mover o navio em batalhas de dirigível)

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20 . Bevelle / Via Purifico
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- Siga em frente e lute contra os guardas até que você alcançar as escadas
- Depois de um evento, desça as escadas
- Al Bhed Primer vol. XXII está no chão na frente da escada pouco antes do economize esfera - pegá-lo agora, porque você não pode voltar
- Dirija através da porta para o Cloister of Trials

=== CLOISTER OF TRIALS ===
- Empurre o pedestal no meio do círculo
- A pista aqui é em um loop contínuo - a sair no final vai colocar você de volta ao começo - por isso, se você perder uma vez, simplesmente tentar novamente
- Desde o início, vá para a frente, pule a primeira vez, em seguida, vire à esquerda no segundo turno (pode demorar um pouco de prática para obter o jeito de ir para baixo)
- Pegue a Sphere Bevelle do recesso na parede - em seguida, empurre o pedestal de volta para a pista
- Faça a volta ao redor novamente - pule a primeira vez, tome a segunda curva à direita
- Coloque a Sphere Bevelle no recesso na parede - em seguida, empurre o pedestal de volta para a pista
- Faça a volta ao redor - tome a primeira curva à direita, em seguida, vá direto para a próxima interseção
- Leve a Sphere Bevelle, em seguida, empurre o pedestal de volta para a pista
- Vá para a direita na interseção
- Este ciclo se move mais rápido, por isso pode demorar algumas tentativas para obter o jeito de ir para baixo
- A partir do cruzamento no início deste loop - tome a última curva à direita
- Coloque o Sphere Bevelle no recesso na parede - empurre o pedestal de volta para a pista
- Desde o início do loop - vá para a frente - pegue a segunda curva à direita
- Leve a Sphere Glyph - empurre o pedestal de volta para a pista
- Pegue a última curva à direita novamente
- Coloque o Sphere Glyph no recesso no glifo
- Leve a Sphere Destruction - empurre o pedestal de volta para a pista
- Desde o início do loop - vá para a frente - pegue a segunda curva à direita
- Coloque a Esfera Destruction no recesso aqui (deve ser o mesmo local onde você pegou o Sphere Glyph )
- * Se você quiser o Cavaleiro Lance (que não é a destruição Sphere Treasure) pare no último turno, pegue a Sphere Bevelle da parede, empurre o pedestal de volta para a pista
- Desde o início do loop - vá para a frente - tome a primeira curva à direita
- Empurre o pedestal para a pista à frente de você
- Suba as escadas, pegue o tesouro (Este é o treasure Sphere Destruction, assim que você recebê-lo automaticamente)
- Se você tomou a Esfera Bevelle antes na * - colocá-lo no recesso, pise no glifo brilhando onde o tesouro estava, e empurre o pedestal para a pista - pegue o outro tesouro

- Depois de alguns acontecimentos, você estará em um calabouço
- É possível encontrar Auron, Kimahri e Lulu - mas, a batalha de chefe é uma batalha aeon, por isso não é necessário
- Para o caminho mais curto: vá em frente, passado o primeiro transportador para o segundo, e teleporte quando a seta está apontando para cima
- Caminhe pelo corredor até o fim para lutar contra um chefe
- Após a batalha, nade através da passagem até você lutar contra um chefe - o chefe pode ser facilmente derrotado por utilizar dois Phoenix Downs nele
- Nade todo o caminho até o final da passagem
- Vá todo o caminho até o fim para lutar outro boss

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21 . Calm Lands / Macalania Woods,
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- Assim que estiver no acampamento, vá para baixo duas áreas e encontre Yuna pela mola
- Depois de um evento, comece a andar de volta para o acampamento
- Se você quiser a Sphere Overdrive de Auron, vá para o oeste duas telas e olhe para ele no chão
- Caminhe para o leste em direção à Calm Lands
- Se desejar, converse com Belgemine (ela está de pé por uma corte da rocha em um vale perto da loja) para lutar em uma batalha aeon
- Para ir para a frente com o jogo, vá para o oeste para baixo do morro, depois nordeste para a saída extremo nordeste de Calm Lands (a saída ao longo das ligações da parede leste à Arena Monster)

NOTA: As informações sobre o sidequest Arena Monster não é discutido neste curto passo a passo.

- Al Bhed Primer vol. XXIII é encontrado perto do canto NW das terras calmas, à direita na ponta de um penhasco ao longo da borda ocidental. (O penhasco se projeta muito agora - você deve ser capaz de vê-lo em seu mini-mapa)
- Uma vez que você deixou a área principal de Calm Lands, atravesse a ponte para lutar com um chefe
- Al Bhed Primer vol. XXIV é encontrado em Remiem Temple, acessível a partir de Calm Lands - monte um chocobo para a ponte quebrada perto da entrada de Macalania (canto sudeste de Calm Lands) e pressione "X" pela pena de chocobo no chão - você vai pular o fosso. Ande até o templo, e encontrará o Al Bhed fora, para baixo no caminho da esquerda ao redor do templo.
- Al Bhed Primer vol. XXV é encontrado no Cavern do Stolen Fayth, agora acessível - a partir de onde você lutou o caminho - ir para dentro do canyon abaixo a ponte em frente - siga esse caminho para a caverna

NOTA: As informações sobre o Cavern do Stolen Fayth e Remiem Temple sidequests não é discutido neste curto passo a passo.

- Continue em frente ao Monte. Gagazet

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22 . Mt . Gagazet
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- Depois de um evento, siga em frente até o Mont Gagazet.
- Você vai lutar contra um chefe - depois suba a encosta de neve (uma longa jornada até a montanha)
- Faça o caminho até a montanha, você deve ver um caminho estreito fora da estrada principal - vá para baixo para encontrar uma Sphere para Overdrive de Auron
- Após a esfera Salve na parte superior da encosta, você vai lutar contra outro chefe
- Continue ao longo do caminho
- Quando ocorre um evento, entre na casa antes de onde você está, então vá até a mesa
- Vá para fora novamente, então suba as escadas e converse com a pessoa lá
- Continue até a montanha para uma caverna
- A partir da esfera salvar da caverna - tome o caminho da esquerda e nade através da água para o primeiro ensaio
- Complete o primeiro julgamento (jogue bola de Wakka assim que bate o centro - apenas leva um pouco de tempo e você tem tentativas ilimitadas)
- Nade de volta e volte para o ponto de salvaguarda
- A partir da esfera salvar - suba as escadas, em seguida, tome o caminho da esquerda
- Quando o caminho se divide em dois no mini-mapa, entre na água para a direita
- Nade para o segundo julgamento - enviar Rikku para o círculo verde, Tidus para o azul e Wakka para o vermelho
- Volte para o local onde o caminho é dividido em dois - desta vez, suba os degraus para a esquerda
- Salve, em seguida, lute contra outro chefe
- Continue pelo caminho
- Pegue a esfera que Yuna derruba, em seguida, continue ao longo do caminho de novo

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23 . Zanarkand Ruins / Dome
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- Após o evento, caminhe ao longo da longa estrada
- Entre na cúpula
- Continue pela estrada para o Cloister

=== Cloister of Trials ===

- O princípio básico deste puzzle é pisar em azulejos que ativam o Tetris - como formas que correspondem com o que é exibido na tela
- Consulte o Zanarkand Ruins Test Map por BWiese no GameFAQs para ajudar com este julgamento - o dele é muito mais claro do que qualquer arte ASCII eu poderia criar
- Passe sobre as telhas corretas no primeiro quarto - 6 pedestais aparecerão
- Empurre o pedestal no canto superior esquerdo na alcova, então pise nas telhas corretas no segundo quarto
- Repita este procedimento para o canto superior direito, inferior esquerdo e inferior direito pedestais
- Leve a Sphere Kilika do recesso pela tela - voltar para o primeiro quarto e colocá-lo no pedestal de meia-esquerda
- Leve a Sphere de Besaid do recesso pela tela - voltar para o primeiro quarto e colocá-lo no pedestal de meia-esquerda
- A esfera da economia aparecerá - você vai lutar contra um chefe, quando você retornar ao segundo quarto esteja pronto

NOTA: Você não pode pegar o tesouro Destruição Sphere ainda - quando você vai para o dirigível, você pode voltar para ele. Para obtê-lo, passe todos os quadrados em branco, em seguida, tome a Sphere Destruction e colocá-lo no recesso onde você pegou a Sphere Kilika.

- Após derrotar o chefe, você vai descer o elevador
- Vá para baixo no corredor, em seguida, para a próxima sala, então a próxima
- Você vai lutar contra outro chefe - depois volte para trás a maneira você veio até você sair lá fora

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24 . Airship
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- Saia da ponte, em seguida, vá até o fim do corredor para a cabine - conversa com Yuna
- Volte à ponte
- A final Al Bhed Primer vol. XXVI está agora acessível - ir para as coordenadas X -74 Y -36, as Omega Ruins.

NOTA: As informações sobre o sidequest Omega Ruins não é discutido neste curto passo a passo.

- Fale com o Cid, e vá para o local da Airship 'Highbridge'
- Caminhe até o fim do corredor
- Após o evento, você vai voltar para o dirigível
- Converse com Cid - selecione o local no dirigível no topo da lista quando estiver pronto
- Vá para o corredor, para a cabine e até o deck
- Você vai lutar contra três chefes consecutivos
- Você vai voltar para dentro - voltar para o corredor, em seguida, ir para o convés e falar com Yuna (Não se preocupe - a próxima luta não será iniciada até o momento)
- Você está livre para sair agora ou voltar para o convés para combater o próximo chefe

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25 . Inside Sin
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- A primeira área principal pode ser confusa - uma vez que o mini-mapa não revela o caminho para a viagem, apenas os lugares que você já explorou
- Passeie por este caminho até chegar a uma esfera e salvar para a próxima área (O caminho, obscurecida como parece, é bastante simples - continue caminhando e você vai chegar lá)
- Lute contra um chefe, em seguida, avance para a frente
- Mova ao longo do caminho até que você alcançar a esfera salvar

NOTA: Esta é a última esfera salvar no jogo - a próxima área para além dela (onde a seta aponta em vermelho) é o "ponto de não retorno", por assim dizer.
- Vá para cima da rampa e até a torre
- Colete dez dos cristais que aparecem - evite os pontos que surgem
- Depois de coletar dez, siga em frente e lute contra um chefe
- Escolha cada uma de suas eras e lute uma batalha para cada uma
...

Se tem algo de que me lembro é de ter chegado quase ao final de X e saber que faltou uma esfera de um templo que nem existia mais e ter que refazer uma longa etapa do caminho. Tristeza. Sem contar as vezes que fiquei andando como barata tonta, de um lado para outro, sem saber para onde ir. Para evitar coisas assim, resolvi traduzir este detonado basicão. Se alguém mais quiser usar, fique a vontade. :D

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FINAL FANTASY XIII - Indíce geral dos posts História do jogo traduzida A verdadeira história PERSONAGENS Lightning Snow Hope Filhote de Chocobo MEU JOGO Capitulos 1 a 4 Capítulos 5 e 6 Capítulo 7 a Capítulo 7 b Capítulo 8 Capítulo 9 a Capítulo 9 b Capítulo 9 c Capítulo 10 a Capítulo 10 b Capítulo 11 a Capítulo 11 b Capítulo 11 c Capítulo 11 – Mah’Habara a Capítulo 11 – Mah’Habara b Capítulo 11 – Sulyya Springs Capítulo 11 – Taejin Towers Capítulo 11 – Oerba a Capítulo 11 – Oerba b Capítulo 12 - Eden Capítulo 13 – Bosses finais Capítulo 13 - Final Grandioso Pós Game – Titan’s Trial Pós Game - Organizando Pós Game – Círculo de Stones Pós Game – A saga das tartarugas Pós Game –Long Gui Pós Game – Good Bye Trailer de FFXIII dublado em português PULSE Chocobos Mapa de Chocobos e tesouros Primeiro passeio Escavando Tesouros Tesouros e nova área MISSÕES l’CIE STONES As l´Cie Stones Guia das 64 missões Dicas iniciais Lost Retificaçõ

FFXIII - Estratégia para derrotar o Adamantoise

Adamantoise, 5.343.000 de vida principal e mais quatro pernas, cada uma com 356.200 Descobri esta dica no walktrough que estou seguindo. Parece que o Adamantoise e o Adamantortoise são suscetíveis à Death. • Use a Vanille como SAB, tendo Death habilitado no crystarium. • Equipe-a com o Marlboro Wand (evolução da Belladonna) • Acessório com auto-haste e o que mais tiver que aumente magia, boost • Barra de TP cheia • Use um MED e um SEN • Chame Hecatoncheir • Ative o modo Gestalt (triângulo + Y) • Cast Death repetidamente. Pode demorar um pouco para Death pegar, mas... quando pegar... :DDD Experiência: 40.000 CP Drop normal: Platinum Ingot (15.000 gil) Drop raro: Trapezohedron (2.000.000 gil) O Adamantortoise (com a corcunda mais alta do que o Adamantoise) tem "só" 3.566.000 de vida e cada perna 246.600. Este é suscetivel também a slow, deprotect, deshell, curse e daze. :D Vale a pena começar por ele. cp e drops iguais ao do primo "fortão"

(FF XV) Pós game: Regália Type-F, quests Menaces da Ezma e quests do Randolph

Oh meu Pai!!! Eu ganhei o Regália Type-F assim que voltei para Lucis após a finalização da história. Ele é lindoooo!!! Maravilhoso!!! Incrível!!! Sensacional!!! Fantástico!!! Fodástico!!! É o máximo!!! #partiu Explodir Regália Type-F Só é digamos que um pouquinho difícil de estacionar com ele. Tem que ser na estrada e não pode encostar numa folhinha. Se encostar ou danifica todo e eu logo descobri para que serve a opção de manutenção lá no Hammerhead ou explode inteiro e game over. :( lol Eu ameeeiiiii!!!! Mal posso esperar para voar muito por toda Eos. Mas como também mal posso esperar para fazer as outras coisas, fui logo na Ezma, uma velha do Quartel dos Caçadores, lá em cima do mapa. A velha parecia o Cid quando eu não tinha o item que ele pediu: só ficava falando asneiras e nada de me entregar as quests. Fui consultar e o guia diz que habilita depois de finalizar o game e fazer quatro dungeons opcionais: Balouve, Crestholm, Daurell e Costlemark. Balouve, Crestholm e